28
jan
10

Vício Frenético – Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans (2009)

Devo dizer que fui assistir a esse filme com um misto de desconfiança e de empolgação. Imaginava algo como um filme policial misturado com “Medo e Delírio em Las Vegas”. Entretanto, apesar de começar bem, a última meia hora do filme é bastante enfadonha e acabei perdendo meu interesse antes das luzes do cinema se acenderem.

O filme, que é uma refilmagem do homônimo de 1992 dirigido por Abel Ferrara e estrelado por Harvey Keitel, conta a história do sargento Terrence McDonagh. Logo após a primeira cena do filme, Terrence é promovido a tenente por conta de um ato heróico, entretanto este mesmo ato o deixou com dores nas costas permanentes, o que acaba levando-o a um vício em analgésicos e cocaína. E é essa entrega cada vez maior ao vício que é retratada no filme, não só nos remédios, já que o “Tenente Mau” também tem outros maus hábitos, como o jogo, o crack e a heroína.

Devo dizer antes de tudo que gostei das atuações do filme, desde o Nicolas Cage (que há tempos não faz um filme em que ele não parece estar no piloto automático) até a Eva Mendes, cujo trabalho sempre achei pífio. A direção de Werner Herzog também é eficiente e acerta ao retratar as cenas de delírio de Terence (as iguanas são impagáveis). É uma pena que o roteiro se perca nos momentos decisivos.

Isso ocorre pois a parte mais interessante do filme é aquela que retrata Terence chegando ao fundo do poço por conta do seu vício. Dinheiro perdido em apostas,  alucinações ao longo de investigações, agressões a testemunhas, cada vez mais, existem menos barreiras morais para o comportamento do tenente. Mas, após o fim do retrato desta jornada descendente, a história fica chata, perdemos o interesse naquelas personagens e com isso toda a experiência fica prejudicada.

Talvez se o filme tivesse acabado meia hora antes, de maneira mais súbita, ele poderia ser mais eficiente. É uma pena que nos últimos metros antes da chegada, ele colapse sobre o próprio peso.

Anúncios

1 Response to “Vício Frenético – Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans (2009)”


  1. 1 samdrade
    janeiro 28, 2010 às 10:01 pm

    pelo visto esta versão está bem diferente do original. fiquei mais curioso.D


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: