02
out
09

Distrito 9 – District 9

Ontem, tive o prazer de assistir um dos melhores filmes de alienígenas dos últimos tempos. “Distrito 9” aposta numa estrutural meio documental, meio narrativa tradicional e, usando como pano de fundo uma favela, na África do Sul, habitada por seres de outro planeta, traz uma metáfora sobre as diferenças sociais e a intolerância da humanidade.

O filme começa com a chegada de uma enorme nave espacial sobre à cidade de Joanesburgo, que, mais tarde, descobre-se estar cheia de seres alienígenas debilitados e à beira da morte. As autoridades decidem ajudar esses seres e os alocam numa área da cidade, similar a uma favela, chamada de “Distrito 9”. Com o tempo, a euforia dá lugar ao preconceito e ao medo. Os aliens são tratados como ameaça e o governo decide acabar com o Distrito 9, realocando os aliens para um lugar afastado da cidade. Nessa operação de desalojamento, somos apresentados ao protagonista Wikus Van De Merwe, que tem a vida totalmente alterada ao entrar em contato com um líquido alienígena que o transforma no homem mais valioso do planeta.

O enredo é envolvente e o fato de explorar problemas sociais durante a projeção também colabora para o resultado final positivo. Mas é claro que o filme não é só papo. A tensão permeia alguns momentos e as sequências de ação são bem excitantes, especialmente uma envolvendo um robô gigante. E pra quem gosta de sangue, o filme tem bastante, graças a uma arma alienígena que explode tudo em seu caminho.

Então, “Distrito 9” é um filme obrigatório para quem gosta de ficção cientifica, mas não somente pra eles. O seu contexto social também é bem válido e nos faz perguntar como agiria a humanidade se algum dia, ela se visse numa situação de contato com uma raça de outro planeta. Será que o que vemos no filme seria a nossa reação? Infelizmente, acho que sim.

Anúncios

0 Responses to “Distrito 9 – District 9”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: