24
set
09

Dicas – Festival do Rio 2009 – Parte 1

Essa semana não haverá Loteria Cinematográfica, mas é por uma razão especial. Amanhã começa a 12ª edição do Festival de Cinema do Rio. Vão ser mais de 300 filmes, provenientes de 60 países e distribuídos em 20 mostras, em 40 locais de exibição. E assim começa mais duas semanas de maratona pra esse que vos escreve.

No evento de 2007, assisti a 13 filmes, já no ano seguinte, consegui aprimorar o número para 23 títulos. Esse ano, devido a uma viagem e outras atividades, encaixei apenas 17 filmes na minha programação. Mas o que importa é a qualidade e não a quantidade, não é? Então, abaixo está a sinopse de oito dos dezessete filmes que verei. A segunda parte vem amanhã.

  

(500) Dias com Ela ((500) Days of Summer)

Todo apaixonado...Tom, jovem tímido, formou-se em Arquitetura, mas trabalha escrevendo cartões de felicitações. Solitário e frustrado, não vislumbra grandes rumos em sua vida. Mas quando seu chefe contrata uma nova secretária, Summer, ele vê seu ideal de amor tomar finalmente forma. Linda, espirituosa e inteligente, ela gosta das mesmas coisas que ele. Eles saem algumas vezes, e a lista de afinidades não para de crescer. Tom se apaixona perdidamente, mas Summer, que acredita que o amor não passa de uma fantasia, quer apenas se divertir.

 

 

Sinos Silenciosos (Wu Sheng Feng Ling)

"Nossas vidas vão mudar.... agora!!!"O chinês Ricky e o suíço Pascal mudaram-se há pouco para Hong Kong, onde Ricky trabalha como garçom e Pascal como artista de rua, praticando pequenos roubos ocasionalmente. Um dia seus caminhos se cruzam e a vida deles muda completamente. Festival de Berlim 2009.

 

 

Singularidades de uma Rapariga Loura

Macário e Luísa.Macário trabalha como contador no armazém de seu tio Francisco, em Lisboa. É o seu primeiro emprego. Do outro lado da rua, mora Luísa Vilaça, a rapariga loura por quem se apaixona no instante em que a vê. Imediatamente, decide desposá-la. O tio discorda, mas Macário não desiste da amada. Baseado no conto homônimo de Eça de Queiroz.

 

Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos)

O dedinho é o charmeHá 14 anos, o cineasta Mateo Blanco sofreu um trágico acidente de carro no qual perdeu simultaneamente a visão e sua grande paixão, Lena. Sofrendo aparentemente de perda de memória, abandonou sua persona de cineasta e preservou apenas sua faceta de escritor, cujo pseudônimo é Harry Caine. Um dia, Diego, o filho de sua antiga e fiel diretora de produção, sofre um acidente, e Harry vai em seu socorro. Quando o jovem indaga Harry sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente. Competição do Festival de Cannes 2009.

  

Distrito 9 (District 9)

Cuidado com os aliens favelados.Trinta anos atrás, alienígenas desembarcaram na Terra. As criaturas foram deixadas no Distrito 9, uma área isolada na África do Sul, enquanto os líderes mundiais decidiam o que fazer. Desde então, nada aconteceu. Hoje, os aliens estão sob controle da MNU, uma empresa privada que pretende lucrar com suas poderosas armas. 

 

The White Ribbon (Das weiße Band)

Bênção?Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade. Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes 2009.

 

 

Black Dynamite

"Eu sou foda!"Black Dynamite é um excelente lutador de kung fu, anda carregado de armas e é capaz de conquistar as mais belas mulheres, além de ostentar um imponente penteado black power. Quando a máfia italiana assassina seu irmão, distribui heroína em orfanatos negros e espalha pinga adulterada pelo gueto, Black Dynamite é obrigado a agir. Com uma elegância à altura dos maiores ícones do cinema blaxploitation dos anos 70, ele é o único herói disposto a enfrentar qualquer perigo nas ruas banhadas de sangue da cidade.

 

 

O Dia da Transa (Humpday)

Vamos mandar ver?Ben tem um emprego fixo, leva uma vida tranquila ao lado da esposa e prepara-se para construir uma família. Andrew, seu antigo colega de faculdade, tornou-se um artista de rua que viaja pelo mundo. Um dia Andrew aparece no meio da noite e propõe a Ben uma volta aos velhos tempos de folia, arrastando-o para uma festa regada a álcool, drogas e sexo. Quando surge o assunto de um concurso pornô, os dois amigos se desafiam mutuamente a participar. Juntos, decidem que o filme mais audacioso que poderiam fazer seria se transassem um com o outro diante da câmera.
Anúncios

0 Responses to “Dicas – Festival do Rio 2009 – Parte 1”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: